fbpx
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Saúde: você já fez um check up recentemente?

A saúde do seu familiar idoso com certeza é uma prioridade para você, que exerce a atividade de cuidar. Mas e a sua saúde, você tem lembrado de cuidar?

Você já pensou que descuidar da sua saúde pode afastar você do cuidado do seu familiar idoso? Entendemos que são tantos afazeres e preocupações no dia a dia do cuidador que é muito comum você deixar sua saúde de lado. Geralmente você só lembra que a sua saúde é importante quando sente dor ou algo preocupa e precisa procurar ajuda. Mas por que será que você cuida tanto do seu familiar e a sua saúde não é prioridade?

Já conversamos sobre como o ato de cuidar de alguém demanda muito tempo, disposição e pode te deixar sem energia (leia mais sobre Estratégias para energizar aqui ). Por isso, cuidador, é preciso falar também sobre sua saúde. Fazer check up, além de  prevenir e ser uma arma para tratar possíveis doenças em estágio inicial, também faz parte do processo de se cuidar. Afinal, só podemos cuidar bem quando estamos bem.

O check up serve para que o médico verifique o funcionamento dos órgãos como rins, fígado, coração, olhos e identifiquem infecções ou alterações no seu sangue. As mulheres acima de 40 anos devem fazer, anualmente, exames específicos como Papanicolau e mamografia. Os exames clínicos e físicos vão desde os olhos até os ossos, passando pelos de sangue que auxiliam na detecção de doenças e/ou problemas de saúde. É um tempo necessário para você que pode prevenir e te ajudar a combater diversas problemas mais sérios.

Uma outra avaliação que deve ser frequente na vida do familiar cuidador é a de estresse. Leia um pouco mais sobre isso, e siga as dicas de como lidar com esse estresse passadas por nós da Plug and Care.

A realização dos vários exames que fazem parte do check up anual vai tomar um bom tempo dos seus dias. Portanto, o planejamento antecipado desses exames possibilitará você ser substituída por uma outra pessoa, não deixando seu idoso desamparado.

Além da realização do check up periódico, é necessário que você mantenha atividades físicas frequentes e uma alimentação balanceada para manter seus hábitos de vida saudáveis. Leia um pouco mais sobre a importância da atividade física em nosso artigo.

Lembre-se, quando se está envolvido em alguma atividade que nos toma muito tempo, como o ato de cuidar de alguém, por exemplo, é comum esquecer de se cuidar e isso pode lhe trazer muitos problemas de saúde. Previna-se fazendo check up constantemente!

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo