fbpx
Uma senha sera enviada para seu e-mail

Alzheimer, Cristaleiras e Tecnologia

Não é fácil lidar com os esquecimentos e as confusões de quem tem doença de Alzheimer.

Uma amiga do trabalho que tem a mãe com Alzheimer contou que no começo queria o tempo todo trazer a mãe para a realidade. Mas, isso deixava a mãe irritada e muitas vezes mais confusa ainda. E foi aí que ela percebeu que para entabular uma conversa a estratégia era se conectar com as estórias da mãe.  Com isso conseguia que a mãe aceitasse tomar banho e fazer fisioterapia. Reaprender a se comunicar todos os dias. Ela me contou que quando a mãe dizia que queria voltar para casa [mesmo estando na casa dela…!] a estratégia que deu certo por muito tempo foi apontar para uma antiga cristaleira e dizer: “Mamãe veja a cristaleira linda que você ganhou no seu casamento”. Era um ponto de referência para que mãe voltasse para CASA. Até que um dia a mãe disse: “Muitas casas tem cristaleiras como essa”. E aí a cristaleira não funcionou mais! Esse é o dia a dia das famílias que tem alguém com Alzheimer. Cada dia é um dia!

 

Tecnologia pode ajudar no cuidado de familiares com Alzheimer?

 

Aceitar que as pessoas que amamos não tem o mesmo funcionamento cerebral de antes é difícil mas, é o ponto de partida. Aceitação amorosa de que aquela pessoa que me criou ou com quem eu casei ainda está ali, mas que seu cérebro não funciona da mesma forma pode ser reconfortante!  Mas, só isso não basta! Você pode ter a ajuda de novas tecnologias.

 

Na fase inicial da doença a principal característica é a perda da memória que interfere no desempenho das atividades cotidianas. É comum o idoso esquecer fatos recentes do dia a dia. Depois com o avançar da doença executar tarefas que precisam ter uma sequência fica cada vez mais complicado: ir no supermercado, usar controle da TV, cozinhar e até se vestir.

 

De acordo com a Alzheimer’s Disease International, uma organização sem fins lucrativos com sede na Inglaterra, estima-se que hoje existam 24 milhões de pessoas com Alzheimer em todo o mundo. Você cuidador não está sozinho!

 

Novas tecnologias e produtos vem surgindo como um recurso importante de apoio para os idosos e suas famílias. Existem produtos que estimulam as habilidades mentais de idosos com Alzheimer, que você encontra no www.unforgettable.org. Alguns jogos de memória também podem ser encontrados no Brasil no Mundo Lúdico.

 

Uma das preocupações dos familiares de idosos em fase inicial da doença de Alzheimer é o fato deles saírem de casa e se perderem na rua. Para isso existe uma tecnologia que é o Mini Rastreador Pessoal – IGO que é um Sistema Móvel que conta com localização por GPS e pode ser conectado com um número de telefone celular de um familiar.

 

Quando a doença avança a sobrecarga  pode ser dividida com outras pessoas da família. Dividir responsabilidades deixa o cuidar mais LEVE.  O aplicativo DORA da Plug and Care facilita o compartilhamento de informações de saúde e facilita o planejamento do cuidado no dia a dia.

 

O objetivo da tecnologia é dar VIDA com qualidade aos anos que serão vividos. Você quer dar o que há de melhor para o seu familiar que esteve com você em momentos inesquecíveis da sua vida. Apoiar você nessa jornada é o objetivo da Plug and Care!. Fale conosco e compartilhe sua experiência. Dê seu depoimento em nossa página no Facebook ou entre em contato conosco no nosso chatbox.

Plug And Care – Conectando o cuidar
Conheça o nosso aplicativo